Para que o consumidor online compre em sua loja virtual
ele precisa, acima de tudo, ter confiança nela.
Para que isso ocorra é fundamental que a experiência obtida nesse ambiente virtual inspire essa confiança. Sentir-se bem ao acessá-la, navegar com facilidade, criar vínculos e confiar na sua marca são fatores essenciais.
Estudos apontam que:
- O motivo de 94% das pessoas que desconfiam de um site está relacionado com problemas de design.
- 68% dos usuários abandonam um site por causa da baixa qualidade do design;
- 62% dos usuários baseiam suas futuras decisões de compras em experiências anteriores.
- 44% dos compradores contam aos seus amigos sobre uma péssima experiência online;
Seu cliente não é um especialista em design gráfico e talvez nem perceba o que está lhe incomodando. A escolha de uma fonte adequada, o contraste entre a cor do fundo e o texto, a diagramação e organização do conteúdo tornam a experiência do usuário positiva e consequentemente ele ficará mais tempo navegando em em sua Loja Virtual.
Então seguem três dicas de como utilizar melhor o design e melhorar a experiência do usuário.
1- Projete sua Loja para seres humanos
Parece besteira mais não é. Você deve utilizar o design para humanizar, mostrar que sua Empresa têm pessoas por traz da tela, as pessoas não querem ser recebidas e instruídas por robôs.
Projete seu site para seres humanos, torne-o fácil de usar, você deve concentrar seu projeto nas ações das pessoas, em como os visitantes esperam que o seu site trabalhe para eles.
- “Onde é pra clicar?”
Todos os elementos que necessitam de interação com o usuário devem se sobressair de alguma maneira, então sinalize, dê destaque aos Botões de call-to-action (chamada para ação).
- “Onde eu estou?”
Assim como em lojas físicas as virtuais também precisam de organização, dê opções para que ele navegue de maneira mais agradável. Uma ótima opção é deixar o mapa do site a disponível durante a navegação, assim o cliente pode ter uma ideia mais clara de onde ele está.
Você também não deve alterar a sequência de navegação ou o layout da sua loja com muita frequência, as reformas são ótimas, mas podem acabar confundindo aquele cliente fiel, que está acostumado a seguir um caminho único para suas compras. Então faça a reforma quando o projeto estiver claro e ponderando a melhor opção para seu consumidor.
Opte por usar padrões comuns em toda a loja virtual para que seus clientes possam aprender e se familiarizar com a interface de seu site.
- “Eu não consigo ler”
O seu conteúdo é fácil de ler? O contraste das cores do fundo com a do texto, o tamanho, o espaço entre as linhas, entre as palavras. Você deve pensar no seu público-alvo. Ele tem alguma preferência que você possa explorar em sua Loja Virtual ou possui dificuldade que pode ser amenizada se você projetar a Loja pensando nele?
Tire algum tempo para conhecer seus visitantes e estudar seu comportamento dentro de seu site. O Google Analytics é uma ótima ferramenta que te auxilia a entender o fluxo de navegação em seu site.
2- Deixe que o design encante seus clientes
As emoções têm uma grande influencia sobre a maioria das nossas decisões. Portanto, não podemos ignorar as emoções ao projetar uma Loja Virtual.
Tudo é importante quando se trata de sentimentos das pessoas. Usando fontes específicas, formas, ícones, fotos ou cores que podem afetar a forma como as pessoas se sentem sobre nossos produtos, serviços ou marcas.
Você pode ver grandes marcas brincando com nossas emoções o tempo todo. Basta olhar para empresas como a Apple, Starbucks ou HardRock Café.
São marcas que se preocupam em garantir que a experiência do consumidor seja agradável, brincam com as emoções dos consumidores, e recorrem ao design o tempo todo para garantir aos seus clientes as melhores sensações.
- Dê alma à sua marca
Escolha as emoções que você quer que as pessoas sintam sobre a sua marca, então você poderá se concentrar nelas e ser consistente.
Por exemplo, você vende doces finos, seu público quer exclusividade e você trabalha com doces diferentes, elegantes e únicos, você pode escolher abordar a exclusividade e a qualidade dos seus produtos, deve prezar muito pela qualidade das imagens, disposição dessas, cores escolhidas para o site, qualidade do texto, para que então você consiga trabalhar as emoções do cliente ao ponto dele passar a confiar na sua Loja Virtual. Se suas imagens forem ruins e o consumidor não conseguir perceber a qualidade dos produtos, ele não comprará.
- Surpreenda os seus visitantes
As pessoas lembram melhor das coisas e prestam mais atenção quando seus sentimentos estão associados. Surpreenda os seus visitantes, fazendo algo inesperado, mas positivo.
Você pode usar um design inovador e único para surpreender com sua Loja Virtual, pode usar mensagens de agradecimento pelas compras, também pode associar imagens interessantes e relacionadas ao seu negócio à essa mensagem de agradecimento. Essa surpresa também pode ser emotiva, carinhosa, engraçada, isso vai depender de como é o seu público alvo e da emoção que você pretende causas nos clientes.
Por exemplo, você trabalha com roupas de bebê, quando o cliente finalizar uma compra você pode utilizar uma ilustração de uma cegonha carregando caixas, para simbolizar que a entrega está a caminho. Use a criatividade e pense em algo para agradar os seus visitantes. Não faça a surpresa em janelas pop-ups, elas atrapalham a navegação.
- Avise quando estiver fora do ar
Esse tópico é muito importante, evita que você frustre seus clientes. Você já foi navegar em um site que estava fora do ar ou em manutenção? É chato, né? Assim como você as pessoas se sentem confusas, decepcionadas ou mesmo frustradas quando elas acessam um site e ele não está funcionando.
Então para evitar sentimentos negativos associados a sua marca, você pode corrigir o problema se estiver passando por isso, e mais que corrigir, ainda pode fazer de sua página de erro uma página personalizada para seu público, avisando-o que o site está inativo devido a algum trabalho de manutenção.
Você pode optar por fazer humor com isso, ou dar um bônus de desconto quando a Loja estiver no ar, assim você garante que esse cliente voltará. Fazer as pessoas sorrirem quando há um problema é uma ótima opção, assim você transforma um sentimento que podia ser negativo em um positivo.
3- Projete seu site com enredo, conte uma história.
Imagine uma página de quadrinhos. Você pode ver várias faixas de ilustrações que tornam a história mais interessante. Ele foi projetado para obter a sua atenção, mantê-lo interessado, surpreendê-lo, fazê-lo sorrir. Sua Loja Virtual também pode contar uma história:
- Use elementos que mantenham os clientes interessados
Certifique-se que sua história é interessante. Você pode usar diferentes elementos interativos como abas de produtos complementares, de produtos semelhantes e carrossel de imagens. Pense em opções para manter seus clientes motivados à explorar a sua loja.
Utilize descrições atraentes para seus produtos. Você pode introduzir alguma organização, como por exemplo, fazer uma lista com marcadores, o que facilita a leitura.
- Incentive a ação
Toda história tem um fim. Coloque o seu apelo na ação principal, a compra. Deixe os botões de compra sempre em destaque. Facilite também a conclusão da compra e simplifique as etapas..
A experiência do usuário é uma parte muito importante para qualquer projeto online, utilize essas dicas e comprove como o design pode fazer com que seus clientes fiquem mais a vontade com a sua Loja Virtual e com a sua marca.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e acompanhe as novidades da W8 Digital também nas redes sociais.
Ficou com alguma dúvida? Comente!