Conhecer o seu consumidor é imprescindível para todas as Empresas,de todos os setores. Se você conhece o seu público alvo, poderá atendê-lo de maneira mais adequada e promover a melhoria contínua de sua organização.
Saber como se comunicar
Você saberá quais são os medos dele, o que lhes tira o sono, assim poderá redigir sua mensagem de maneira mais adequada para que as objeções sejam desconstruídas, e dessa forma o consumidor fica mais a vontade para comprar seus produtos.
Isso funcionará para todas as mensagens que forem escritas no site, as Empresariais, os posts no blog, as descrições dos produtos, em “Aprenda a criar descrições mais atraentes para seus produtos” você poderá conferir mais algumas dicas sobre como escrever seus textos de maneira mais adequada.
Criar um Design direcionado
Lembre-se, o que é atraente pra uma mulher pode não ser atraente para um homem. O que é funcional para um adulto pode ser inútil para um adolescente, as pessoas têm prioridades e desejos distintos. Por isso para projetar o design do seu site, as cores que serão utilizadas, as imagens, as fontes, é necessário conhecer quem irá navegar por ele.
Já comentamos no post “Como melhorar a experiência dos usuários na sua Loja Virtual” que o design pode fazer com que os consumidores confiem em sua Empresa. Então conheça seu visitante e certifique-se de que o seu design é atrativo para ele, assim você têm mais chances de garantir a satisfação dos seus clientes.
Construir uma Lógica de navegação
Você deve projetar a sua Loja Virtual com uma boa lógica de navegação, elaborar o mapa do site de maneira mais precisa para que o visitante se transforme em cliente de maneira mais fácil.
Você também deve verificar o comportamento do consumidor dentro do seu site, quais são as páginas mais acessadas, quais têm maior taxa de rejeição, assim você poderá adequar essas páginas que tem grande rejeição e promover de maneira mais efetiva aquelas que possuem maior aceitação do público.
Adequar a Empresa às necessidades dos clientes
Seu cliente pode estar desejando mudanças e inovações nos produtos ou esperando que sua Empresa traga mais serviços para o portfólio, se você não conversar com o seu cliente não saberá o que ele precisa. Mas se você conversar com ele e realizar as mudanças e adequações que o seu público necessita, poderá criar uma Empresa mais sustentável, inovadora e lucrativa.
Então veja algumas dicas que você deve fazer para reconhecer melhor o seu público alvo:
- Observe seus atuais clientes
Como são seus atuais clientes? Homens? Mulheres? São jovens? Adultos? Meia idade? São em maioria na sua cidade? Como chegaram até a sua Loja Virtual?
Observando os atuais clientes você pode traçar uma linha de “como” é o seu público alvo. Por que assuntos se interessam, qual o objetivo com a compra do seu produto, conhecer a dor dele, o que o aborrece.
Além disso, quando você observa o comportamento dos seus atuais clientes você pode prever o comportamento de outros futuros consumidores. Por exemplo, se um visitante da sua loja, pede um produto em outra cor ou tamanho, esse pode ser o desejo de outros consumidores também.
- Converse com os seus consumidores
Utilize os canais de comunicação para criar relacionamento com os clientes, deixe a opção para que ele comente no blog, responda os e-mails, converse com ele nas redes sociais, faça enquetes, pesquisas de satisfação. Essas estratégias ajudarão você a saber o que eles esperam de sua Empresa.
- Analise a concorrência
Você ainda pode observar o que o consumidor comenta nas lojas de seus concorrentes. Verifique qual crítica é feita. É a entrega? O preço? A forma de pagamento? Verifique também quais são os elogios. É sobre a qualidade dos produtos? A quantidade deles? Os brindes? Verifique se eles publicam nas redes sociais, quais as redes sociais em que eles são mais atuantes.
- Faça a criação de sua Persona
Você pode utilizar a estratégia de criação de uma persona e projetar um cliente ideal para sua Empresa. Para projetar esse cliente você pode fazê-lo através das perguntas e respostas como: Sexo? Faixa etária? Grau de instrução? Quais produtos e serviços necessitam? O que valorizam? Como é o comportamento digital dele?
Essas perguntas dependerão do seu tipo de negócio. Se o seu comércio é varejista, você vende diretamente ao seu consumidor então deverá fazer perguntas que caracterizam melhor esse tipo de pessoa. Se o seu negócio for destinado a Empresas, você deverá fazer perguntas e respostas visando descobrir como é a persona que compra o seu serviço ou produto.
A criação da persona é uma etapa muito importante, pois nela você pode reunir todo o estudo feito sobre o seu público alvo. Isso vai te ajudar a adequar a sua Loja Virtual e melhorar a experiência do usuário dentro dela.
As pessoas são diferentes e se interessam por coisas distintas e reagem de forma desigual aos estímulos que recebem, esteja preparado para isso!
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